Agricultura e Pecuária no Brasil: Fatores que Influenciam e Principais Produtos Explorados
O Brasil é um país com vasto território, variedade de relevo, condições climáticas e diversidade de condições para as mais diferentes culturas.
As condições geográficas não são, no entanto, as únicas a influenciar a atividade agropastoril. Trata-se de uma atividade econômica importante para o país. Além de fornecer alimentos para a mesa da população, é responsável por trazer divisas para o país a partir da atividade exportadora.
Além disso, está bastante condicionada por medidas e insumos governamentais, particularmente a acessibilidade ao crédito e à aquisição de novas tecnologias.
Em outros tempos, como na época das lavouras de cana de açúcar do Brasil colônia, as variáveis que condicionavam a atividade agrícola eram bem mais ponderáveis. Hoje, numa visão orgânica, o chamado “agronegócio” se tornou uma atividade econômica complexa, influenciada por diversos fatores:
– Demanda do mercado interno
– Demanda do mercado externo
– Tecnologia
– Barreiras ambientais
– Crédito privado e governamental
– Políticas governamentais
– Variações climáticas
– Conflitos de terra
– Competidores internacionais
– Organização fundiária
Principais produtos exportados
O Brasil é, sobretudo, um grande exportador de produtos agropecuários. Os grandes empreendimentos fundiários são aqueles que se voltam para o mercado externo, enquanto a agricultura familiar é responsável por abastecer em torno de 7% da demanda interna.
Agregada à criação, há uma poderosa indústria de processamento desses produtos, dentre os quais os mais vendidos ao mercado externo são:
– Soja
– Açúcar
– Carne bovina
– Carne de frango
– Café em grão
– Milho
– Celulose
– Fumo
Os compradores de produtos agrícolas se distribuem pelos diversos continentes. Entre os principais destinos do produto brasileiro estão a China, Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Rússia, União Europeia e Coréia do Sul.
Para atender a todo esse mercado, a tendência é de ampliação do investimento em tecnologia e intensificação das políticas governamentais de apoio à atividade.