As proteínas são macromoléculas que estão presentes em todos os seres vivos e participam. Essas macromoléculas possuem participação importante em quase todos os processos celulares no organismo, exercendo funções vitais para garantir o bom funcionamento e a saúde do corpo humano.
As estruturas das proteínas são muito importantes. Entre as referidas funções da proteína é possível citar:
As proteínas se diferenciam entre si por meio das suas estruturas, mais precisamente na sua sequência de aminoácidos, que é definida pela sua sequência genética e que, de uma forma geral, acarreta o seu enovelamento em uma forma tridimensional específica que vai definir o seu tipo de função.
As proteínas podem ser de origem animal ou vegetal.
As proteínas cumprem um papel importante para a manutenção e o funcionamento saudável do organismo. Elas atuam de forma decisiva na formação de hormônios, enzimas e anticorpos, que ajudam o corpo a combater doenças.
As proteínas ingeridas pelo corpo humano são quebradas durante o processo de digestão. Em seguida, elas são absorvidas pelas nossas células, que mais uma vez as quebram e as transformam em aminoácidos. Tais aminoácidos serão utilizados pelo organismo para as funções em que eles forem úteis, já que eles exercem atividades de construção e reparação.
Entre os alimentos ricos em proteínas, é possível citar:
As estruturas das proteínas são em sua maioria tridimensionais. De uma forma geral, as estruturas se apresentam em forma de novelos e podem apontar quatro tipos distintos, levando em conta o tipo e do tamanho da cadeia de aminoácidos.
As estruturas das proteínas são:
Além das estruturas das proteínas é importante saber também que os alimentos mais abundantes em proteína são os alimentos de origem animal. Sendo assim, alguns exemplos são: carne vermelha, o peixe, o ovo, o leite, o queijo e também o iogurte. Além das proteínas denotarem importante atuação nesses alimentos, elas também apresentam qualidade superior, sendo assim assimiladas de forma mais fácil e rápida pelo organismo.
Contudo, vegetais como a ervilha, o feijão e a soja, por exemplo, também carregam em suas respectivas constituições significativas quantidades de proteína. Não por acaso, esses alimentos podem ser consumidos em uma dieta equânime com o intuito de manter o funcionamento adequado do corpo. Portanto, nas dietas vegetarianas, eles são importantes para a reposição de proteínas no organismo.
É importante efetuar a combinação dos alimentos ricos em proteínas vegetais para que a união dos seus aminoácidos constitua proteínas de qualidade satisfatória. Entre as combinações possíveis está a ervilha e o milhete, a lentilha e o trigo sarraceno e o já tradicional feijão e o arroz.
É válido destacar também o quanto o consumo das proteínas é importante, por exemplo, após as práticas de exercícios físicos. Isso porque as proteínas fortalecem os músculos, os auxiliando a se recuperar de forma mais rápida das eventuais lesões.
This post was last modified on 3 de junho de 2016 12:54
Confira lista de aprovados no vestibular 2025 do IME e mais informações sobre as próximas…
Veja o que pode mudar, o que fica igual e mais informações sobre o vestibular…
Confira a listagem de notas da UERJ 2025 e mais informações sobre o processo seletivo.
Saiba como funciona a bolsa de estudo internacional da Loughborough University, localizada no Reino Unido.…
Confira três opções de cursos online oferecidos nas férias por universidades internacionais renomadas. Clique e…
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) soltou hoje, 19 de dezembro, os candidatos aprovados no…