Categorias Biologia

Resumo Botânica

A área de botânica estuda o Reino Plantae, incluindo todos os vegetais. Eles são autotróficos, eucariontes e multicelulares, ou seja, produzem o próprio alimento e tem células de núcleo delimitado pela carioteca. Além disso, possuem mais de uma célula. A variedade desse reino é bem ampla, existem espécies simples, sem folhas, raízes e caule, enquanto outras têm frutos carnosos e flores.

Para facilitar o estudo foram criadas quatro classificações de grupos principais a partir da presença ou não de sementes, flores, vasos condutores e frutos:

  • Briófitas;
  • Pteridófitas;
  • Gimnospermas;
  • Angiospermas.

Em breve detalharemos mais sobre cada classificação

Histórico

Portanto a botânica estuda a fisiologia, ecologia, evolução, morfologia, anatomia, doenças, distribuição e outros aspectos das plantas. O reconhecimento da área de estudo ocorreu em 1979 assim como os cursos de Biologia. Mas a história da botânica começa muito antes: conta-se que em 370 antes de Cristo, um filósofo chamado Teofrastus, discípulo de Aristóteles, classificou as plantas a partir da presença e ausência de flores.

No século 16 o alemão Otto Brunfels publicou a obra chamada Herbarium com informações sobre espécies de plantas. Já no século 19 o botânico sueco chamado Lineu iniciou a nomenclatura a partir de dois nomes para facilitar a classificação. Baseou-se no número de estames da flor e na posição.

Tempos depois foi a vez de Eicher que iniciou a subdivisão do Reino Plantae em fanerógamas e criptógamas, ou seja, sem e com flores. Propôs, ainda, os nomes talófitas e cormófitas, relacionando a ter ou não caule, folhas e raiz.

No Brasil os estudos começaram a se efetivar com a corte portuguesa, com a criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 1808. Com os avanços nas pesquisas em biologia molecular novas classificações surgiram.

Classificação

  • Briófitas: são as mais simples, normalmente pequenas, sem caule, avasculares, sem raízes ou folhas. Habitam locais úmidos e precisam de água para que ocorra a reprodução. Os musgos e as hepáticas são as principais plantas briófitas.
  • Pteridófitas: são plantas que possuem vasos condutores de seiva, como as raízes, caules e folhas. Elas, assim como as briófitas, também dependem muito de água para conseguir se reproduzir. As avencas e as samambaias são as principais pteridófitas.
  • Gimnospermas: são mais complexas e possuem sementes. As sementes protegem o embrião bem como fornecimento de alimento. As sementes nas gimnospermas são nuas, portanto sem fruto em volta. Pinheiros e araucárias são as principais.
  • Angiospermas: estes exemplares contêm flores e frutos que atraem polinizadores e dispersores. É o caso dos coqueiros e cactos.

Glossário da Botânica

Conheça alguns conceitos fundamentais da área da botânica:

  • Androceu: estames da flor
  • Antera: área do ápice do filete onde ficam os grãos de pólen.
  • Cálice: sépalas da flor;
  • Carpelo: área de formação do gineceu em que ficam os óvulos;
  • Caule: eixo da planta que possui gemas e folhas;
  • Endosperma: tecido nutritivo da semente;
  • Esporófitos: área de produção dos esporos;
  • Estima: área do carpelo em que ficam os grão de pólen;
  • Estômato: estrutura onde ocorrem trocas gasosas, feitas de células-guarda;
  • Gametângio: estrutura de produção de gametas;
  • Gineceu: carpelos da flor;
  • Oosfera: gameta feminino.

Uso das plantas

Diversas plantas são usadas para fins medicinais. Um exemplo é a aspirina que no início era retirada da casca de salgueiros. Além disso, café, tabaco, chá e chocolate se originam de plantas bem como bebidas alcoólicas por meio da fermentação como é o caso das uvas e do lúpulo.

Algodão, madeira, linho, óleos vegetais, papel, borracha, cordas também são itens muito usados fornecidos a partir das plantas. Biocombustíveis são feitos a partir da cana-de-açúcar como alternativa aos combustíveis fósseis. Por isso destaca-se a importância da preservação vegetal, afinal é matéria-prima para inúmeros processos.

Profissão e botânico

Diversas universidades fora do país têm cursos específicos para área de botânica, mas esta declinou nos últimos tempos e os estudantes visam mais ciências ambientais e naturais. Por outro lado a área de biologia possui matérias para estudo da botânica que pode ser mais especializado em pós-graduação.

Os botânicos, portanto, estudam diversas áreas do vegetal, desde processos fisiológicos, fotossíntese, história evolutiva, nível molecular, relação com os ambientes e fauna. Alguns se voltam mais para aplicação agrícola como alimentos, combustíveis e fibras. Outros visam à área de respostas para estresse como medicamentos, evitar pragas e doenças.

Outra atuação é em melhoramento de plantas para torná-las mais resistentes. Há também quem estude a melhoria do rendimento, resistência (às doenças e seca), além do valor nutricional das plantas.

Trabalham-se normalmente em centros de pesquisas, laboratórios de engenharia genética, empresas de biotecnologia e farmacêuticas. Outros em jardins botânicos, museus e parques.

Trata-se uma ciência muito ampla e com inúmeras possibilidades de estudo e aplicação. De qualquer forma, os botânicos são fundamentais para manutenção da flora, sua preservação bem como suas pesquisas para prever possíveis problemas e tentar saná-los desde já.

Resumo Escolar

Recent Posts

IME 2025: nomes dos aprovados são divulgados

Confira lista de aprovados no vestibular 2025 do IME e mais informações sobre as próximas…

23 de dezembro de 2024

Fuvest 2026: confira mudanças para o vestibular

Veja o que pode mudar, o que fica igual e mais informações sobre o vestibular…

20 de dezembro de 2024

UERJ 2025: notas do vestibular são divulgadas

Confira a listagem de notas da UERJ 2025 e mais informações sobre o processo seletivo.

20 de dezembro de 2024

Reino Unido: bolsa de estudo internacional da Loughborough University

Saiba como funciona a bolsa de estudo internacional da Loughborough University, localizada no Reino Unido.…

20 de dezembro de 2024

Cursos online gratuitos de universidades internacionais para as férias

Confira três opções de cursos online oferecidos nas férias por universidades internacionais renomadas. Clique e…

19 de dezembro de 2024

Resultado ITA 2025: veja aqui aprovados no vestibular

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) soltou hoje, 19 de dezembro, os candidatos aprovados no…

19 de dezembro de 2024