O oxigênio é imprescindível para o funcionamento das células e integridade dos tecidos do corpo humano. Isso significa que é indispensável para a vida.
O sistema respiratório é o responsável pela absorção e processamento do oxigênio por todas as células e tecidos. Esse sistema é responsável também pela eliminação de dióxido de carbônico.
O sistema respiratório depende do funcionamento do sistema circulatório, composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Juntos, formam o sistema cardiovascular, que é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para o corpo.
Como funciona o sistema respiratório animal?
A respiração humana é um processo. Como tal, é composto de várias etapas. A primeira delas é a absorção de ar, que é feita pelo nariz. Nas fossas nasais, o ar é aquecido, umedecido é filtrado.
Das fossas nasais, o ar é encaminhado à laringe, canal que leva o ar até a traqueia, um tubo elástico, feito de anéis de cartilagem, que leva o ar até os brônquios. Os brônquios são ramificações da traqueia, que levam o ar aos pulmões, onde este é distribuído pelos bronquíolos.
A troca gasosa é feita nos alvéolos pulmonares, que são pequenas estruturas localizadas no final dos bronquíolos, rodeadas de vasos sanguíneos. Após a realização das trocas gasosas, o oxigênio é enviado ao coração por meio da corrente sanguínea. É transportado pela hemoglobina.
O coração lança o sangue no organismo, enquanto o gás carbônico é eliminado pelos pulmões. Através das artérias, o oxigênio é entregue aos tecidos e células do organismo. Nos tecidos, o oxigênio desvincula-se das moléculas de hemoglobina e chega às células, que, então, liberam o gás carbônico, que é difundido no plasma sanguíneo, sendo levado de volta ao coração pelo sistema venoso.
O controle do sistema respiratório é feito pelo bulbo raquidiano, que se orienta pelo volume de gás carbônico no sangue. A frequência respiratória aumenta proporcionalmente à maior concentração de gás carbônico no organismo.
Os movimentos respiratórios são: inspiração e expiração. A inspiração, para promover a entrada de ar, ocorre a partir da contração do diafragma. A expiração é o relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, movimentos responsáveis pela saída do ar dos pulmões.
Vale ressaltar que mesmo o ar expirado é rico em oxigênio, contendo mais desse gás do que do próprio gás carbônico. A diferença entre o ar inspirado e expirado é a proporção de oxigênio em relação ao gás carbônico.
This post was last modified on 31 de março de 2015 16:15
Mais de 42 mil candidatos devem fazer provas da primeira fase do Vestibular 2025 da…
Mais de 16 mil estudantes devem fazer as provas do Vestibular 2025 da Universidade Estadual…
Inscrição para o Vestibular 2025 das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs…
Veja informações sobre provas, vagas e concorrência do vestibular da Unesp 2025.
Veja o link de conferência dos locais de prova do vestibular 2025 da UECE e…
No Vestibular da UERJ, 1º os estudantes precisam se qualificar para, depois, escolher o curso. Diretora…