Categorias Física

Peso é diferente de massa

Todos os dias ouvimos falar a respeito do peso dos objetos, das pessoas e de tudo ao nosso redor. Mas será que esta é a nomenclatura científica correta? A seguir, você aprenderá sobre um importante conceito da física e descobrirá o motivo pelo qual o peso é diferente de massa.

O que é massa

Massa é uma grandeza física e por isso, utilizada pela ciência em todo o mundo. Segundo a mecânica newtoniana, isso é, que se baseia nas leis de Newton, ela se refere à inércia ou à força que determinado corpo apresenta. A massa é algo presente em todos os objetos e corpos do universo.

Diversas equações da física trazem a massa como um elemento importante, inclusive uma das mais conhecidas do mundo, formulada pelo cientista Albert Einsten: E=mc2. Muitas pessoas confundem massa com o peso do objeto em si. Por mais que não seja algo completamente errado, não está totalmente correto. Ao mesmo tempo, há quem acredite que a massa se refere ao tamanho e ao volume, mas essa também não é a melhor resposta.

Esta confusão é bastante compreensível, até porque, no Sistema Internacional de Unidades, é considerada como medida de massa, o quilograma, também representado em português somente pela sigla “kg”. Mas a massa também pode ser medida com unidades que estão ligadas ao conceito de energia, como por exemplo o elétron-volt (eV) ou em dalton, muito comum na química e diz respeito à unidade de massa atômica, conceito muito utilizado na química.

A massa também pode ter outras medidas, que mesmo não sendo internacionalmente utilizadas, podem fazer sentido para experimentos, áreas da economia ou então em culturas diferentes. Algumas das medidas conhecidas para a massa são:

  • Quilate – utilizado para pedras preciosas.
  • Onça
  • Arroba – bastante utilizada na área da pecuária, por exemplo.
  • Tonelada

Podemos dizer, portanto, que o conceito de massa é amplamente utilizado e pode ter diferentes aplicações. Existe a massa inercial, ligada com a segunda lei de Newton, a gravitacional, que só pode ser definida ao analisar a interação gravitacional que existe entre diferentes corpos, a massa de repouso e ainda a massa relativística.

Agora que você conhece bem o conceito de massa, conseguirá aprender que peso é diferente de massa. Veja a seguir o conceito de Peso.

O que é peso

O conceito de peso está diretamente ligado à força que a gravidade possui sobre um determinado objeto. Ele também tem a ver com a massa, ou seja, o conhecimento sobre ela deve ser dominado antes de conversamos sobre peso.

Como é uma grandeza vetorial, o peso possui sentido, direção e intensidade. Podemos dizer portanto, que o peso pode ser cientificamente expresso pela seguinte equação:

P = m.g

O P é o peso, m é referente à massa e o g é a aceleração. Ou seja, para se saber o peso é preciso antes saber a massa e a condição do objeto analisado em questão.

A partir deste conhecimento, podemos constatar portanto, que o peso de uma pessoa pode mudar se ela estiver em condições ambientais diferentes, como por exemplo em outros planetas. Isso acontece porque a massa do corpo sofre as forças que estão presentes, como a gravidade.

Mas, afinal, como podemos explicar de forma mais simples o motivo pelo qual o peso é diferente de massa? Ora, massa se refere diretamente à quantidade matéria de um determinado corpo e pode ser medido por uma balança.

A medida internacional é o quilograma e equivale a um cilindro de platina que fica guardado dentro do prédio onde fica localizado o Bureau Internacional de Pesos e Medidas. O quilograma portanto, é igual em todo o planeta.

Todos os corpos do mundo, independentemente da localização onde estejam, possuem massa. Mas o peso, por sua vez, pode mudar. Afinal, o peso é o resultado da equação que multiplica a massa pela aceleração da gravidade onde ele está presente. É por isso que quanto maior for a massa de um determinado objeto, maior será seu peso e por sua vez, a aceleração gravitacional que ele sofre.

Quer entender este conceito de uma outra forma? Então vamos explicar de um jeito mais simples. A massa total do planeta Terra é bem maior do que da Lua. A terra possui uma massa de 5,97.1024 kg enquanto a lua possui uma massa de 7,4.1022 kg.

Ou seja, a aceleração gravitacional da Terra é bem maior do que na Lua e por este motivo, os corpos são atraídos com mais força para o solo aqui do que lá. Está explicada então a razão pela qual quando astronautas saem da Terra, ficam flutuando no ar.

A massa de seus corpos não muda e jamais mudará, porém o peso que eles possuem é diferente já que está sempre de acordo com a aceleração gravitacional presente.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

IME 2025: nomes dos aprovados são divulgados

Confira lista de aprovados no vestibular 2025 do IME e mais informações sobre as próximas…

23 de dezembro de 2024

Fuvest 2026: confira mudanças para o vestibular

Veja o que pode mudar, o que fica igual e mais informações sobre o vestibular…

20 de dezembro de 2024

UERJ 2025: notas do vestibular são divulgadas

Confira a listagem de notas da UERJ 2025 e mais informações sobre o processo seletivo.

20 de dezembro de 2024

Reino Unido: bolsa de estudo internacional da Loughborough University

Saiba como funciona a bolsa de estudo internacional da Loughborough University, localizada no Reino Unido.…

20 de dezembro de 2024

Cursos online gratuitos de universidades internacionais para as férias

Confira três opções de cursos online oferecidos nas férias por universidades internacionais renomadas. Clique e…

19 de dezembro de 2024

Resultado ITA 2025: veja aqui aprovados no vestibular

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) soltou hoje, 19 de dezembro, os candidatos aprovados no…

19 de dezembro de 2024