Categorias Literatura

Autores e Características da Segunda Geração Romântica

Os autores da segunda geração romântica se inspiravam em Lord Byron, Giacomo Leopardi, Goethe, Chateaubriand e Alfred de Musset e, inclusive, foram conhecidos também pelo nome de “byronianos”. Byron foi um poeta britânico do século XIX, e um dos mais importantes representantes do romantismo inglês. Seu verdadeiro nome era George Gordon Byron, e suas principais obras são “Horas de Lazer”, “A Peregrinação de Childe Harold” e “Don Juan”, sendo que esta última não foi acabada, pois o autor morreu antes de terminá-la. Um dos termos que estão associados à Byron é ‘spleen’, que quer dizer tédio, mau humor e melancolia, e esses sentimentos quase sempre são causados por amores não correspondidos ou por acreditar que a vida não faz sentido, pois a morte se aproxima, temas que são recorrentes nesta poesia ultrarromântica.

As obras de Lord Byron demonstram este pessimismo romântico, e o poeta apresentava uma tendência de se voltar contra a sociedade. Em seus textos o escritor assumia uma postura rebelde e ia contra a moral e as imposições religiosas.

Esta segunda geração romântica é mais identificável na poesia, e seu ponta pé inicial é dado quando o livro “Poesias” de Álvares de Azevedo é publicado em 1853. Agora, ao contrário da primeira fase romântica, o índio e a pátria já não são mais o foco, e esses assuntos dão espaço para o sofrimento, o amor e a idealização de uma mulher que é impalpável. Falar sobre sentimentos e fantasia pede uma versificação mais livre, portanto os poetas desta segunda geração romântica não se prendiam mais tanto às formas preestabelecidas.

Já com relação às crônicas e prosas jornalísticas, a segunda geração romântica tomou conta delas em 1856, quando Gonçalves de Magalhães publicou “Confederação dos Tamoios”, um poema épico que iniciou a principal polêmica deste movimento, que foi entre os defensores de Magalhães e o escritor José de Alencar.

As principais características da segunda geração romântica

Nas obras desta segunda geração romântica os autores destacavam o individualismo, o egocentrismo, o negativismo, a dúvida, a desilusão (geralmente a amorosa), e falavam bastante sobre o tédio e sentimentos ligados à fuga da realidade, que caracterizam esta fase que, também, é chamada de ultrarromântica. Os temas que mais aparecem nas obras são a idealização da infância, a representação das mulheres virgens com as quais os escritores sonhavam e a exaltação da morte.

A segunda geração romântica se desvencilhou do pensamento nacionalista para tratar de um sentimentalismo exagerado. Essa fase também ficou conhecida como Mal do Século, e teve como características o subjetivismo extremo, no qual os autores faziam um grande culto ao “eu”.

Os principais poetas da segunda geração romântica no Brasil foram Álvares de Azevedo, Junqueira Freire, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela. E nenhum deles conseguiu chegar a plenitude de sua juventude, pois morreram muito novos acometidos por patologias advindas do modo de vida que levavam. Por serem muito pessimistas, estes escritores gostavam de locais escuros, sombrios e úmidos para ficarem, sendo boêmios noturnos e gostando muito de beber, pois o álcool servia como mais uma fuga da realidade.

Os poetas da segunda geração romântica

Álvares de Azevedo é o escritor que iniciou essa segunda fase do romantismo no Brasil e tem vários poemas com essa temática focada no pessimismo e na obsessão pela morte, que são relatados em “Um Cadáver de Poeta”, “Se Eu Morresse Amanhã” e “Lembrança de Morrer”. Azevedo também escreveu dois ensaios respeitáveis neste período, “Jacques Rolla” e “Literatura e Civilização em Portugal”, que foram criados entre os anos de 1849 e 1850. Nos dois textos o autor fala, principalmente, sobre o que considera como belo e sobre psicologia literária. O escritor faleceu antes de completar vinte e um anos, vítima da tuberculose e de uma infecção resultante de um acidente de cavalo.

Além disso, muitos consideram que a obra de Azevedo conta com características góticas, porque fala de paisagens sombrias, mulheres em perigo, personagens misteriosas envoltas em vultos e véus, entre outros.

Já Casimiro de Abreu nasceu no Rio de Janeiro e começou a escrever poemas inspirado por Gonçalves Dias, que tinha como tema principal em suas obras a natureza brasileira. Com 16 anos foi enviado para Lisboa e começou a sua vida literária, sendo que esse foi o período no qual escreveu a maior parte dos poemas de seu único livro, “Primaveras”. Este autor viveu constantemente a boemia do RJ e contraiu tuberculose, vindo a falecer antes de completar 22 anos. Sua obra tinha a marca do ultrarromantismo, pois ele abordava temas como a angústia, o sofrimento, a dor existencial e o amor que oscila entre a sensualidade e a idealização.

Já Fagundes Varela foi um poeta marcado pela perda prematura de seu filho e pelo alcoolismo. Seus textos têm como temas principais o nacionalismo e o ultrarromantismo, porém ele também abordava a questão dos negros, que seria um tema aprofundado na terceira fase do romantismo no país.

This post was last modified on 30 de março de 2015 12:46

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Fuvest 2026: confira mudanças para o vestibular

Veja o que pode mudar, o que fica igual e mais informações sobre o vestibular…

20 de dezembro de 2024

UERJ 2025: notas do vestibular são divulgadas

Confira a listagem de notas da UERJ 2025 e mais informações sobre o processo seletivo.

20 de dezembro de 2024

Reino Unido: bolsa de estudo internacional da Loughborough University

Saiba como funciona a bolsa de estudo internacional da Loughborough University, localizada no Reino Unido.…

20 de dezembro de 2024

Cursos online gratuitos de universidades internacionais para as férias

Confira três opções de cursos online oferecidos nas férias por universidades internacionais renomadas. Clique e…

19 de dezembro de 2024

Resultado ITA 2025: veja aqui aprovados no vestibular

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) soltou hoje, 19 de dezembro, os candidatos aprovados no…

19 de dezembro de 2024

Resultado UEPG 2024: veja aprovados no vestibular

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, divulgou hoje (18) o resultado com…

19 de dezembro de 2024