A linguagem é uma expressão de comunicação do ser humano com o mundo ao redor e é fundamental quando se vive em sociedade. Desde os primórdios da civilização são usados códigos capazes de representar o pensamento, as ações, sentimentos, desejos, etc., utilizando a linguagem verbal falada e escrita ou não-verbal.
As formas como se utilizam essa linguagem verbal são divididas em seis funções: a emotiva, fática, referencial, apelativa, metalinguística e poética. Mesmo que uma delas predomine, todas as outras podem também compor um texto.
O significado de cada função de linguagem
A linguagem possui uma grande multiplicidade, mas é possível sintetizá-las nessas seis funções básicas:
– Função emotiva: é também conhecida como expressiva e reflete o estado de ânimo do emissor da mensagem. Nela há uma exposição de seus sentimentos e expressões sobre o assunto, com a utilização de interjeições, pontuações como pontos de exclamação e reticências para valorizar ainda mais a intensidade do que se deseja dizer. Nem sempre a mensagem é clara e com resposta imediata.
– Função poética: é muito confundida com a função emotiva, mas tem como objetivo provocar a emoção do leitor e não necessariamente expressar a própria. É mais usada em obras literárias e usa o sentido conotativo da palavra, com uma maior preocupação em como a mensagem será transmitida através da escolha certa de palavras. Pode ser usada com figuras de linguagem.
– Função fática: o foco é a relação de comunicação entre o emissor e o receptor da mensagem, tal como uma conversa realizada no dia a dia.
– Função metalinguística: utiliza a metalinguagem, ou seja, fala de si mesma utilizando o mesmo código. Pode ser uma gramática ou um dicionário, um documentário sobre cinema, uma poesia sobre poesia entre outros.
– Função conativa: também conhecida como apelativa, tem a função de persuadir o leitor ou ouvinte para convencê-lo sobre a ideia proposta. O emissor, o código e o canal utilizado pela comunicação são totalmente voltados para o receptor, sendo muito comum em propagandas e discursos.
– Função referencial: também conhecida como denotativa, seu objetivo é informar o leitor ou ouvinte sobre o assunto em questão. Para evitar que outras referências venham a desvirtuar seu conteúdo é utilizada a terceira pessoa do singular ou plural para causar um afastamento pessoal sobre o assunto. É um tipo de texto usado em matérias jornalísticas, com o intuito de prestar informação sem opinião.
This post was last modified on 6 de abril de 2015 11:17
Confira lista de aprovados no vestibular 2025 do IME e mais informações sobre as próximas…
Veja o que pode mudar, o que fica igual e mais informações sobre o vestibular…
Confira a listagem de notas da UERJ 2025 e mais informações sobre o processo seletivo.
Saiba como funciona a bolsa de estudo internacional da Loughborough University, localizada no Reino Unido.…
Confira três opções de cursos online oferecidos nas férias por universidades internacionais renomadas. Clique e…
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) soltou hoje, 19 de dezembro, os candidatos aprovados no…